sexta-feira, 29 de março de 2013

O Verdadeiro Cavaleiro das Trevas

Batman - O Cavaleiro das Trevas Parte 1 (Batman: The Dark Knight Returns Part 1), EUA, 2012. De Jay Oliva / Batman - O Cavaleiro das Trevas Parte 2 (Batman: The Dark Knight Returns Part 2), EUA, 2013. De Jay Oliva.

Que me perdoem aqueles que gostaram da trilogia "realista" do Nolan, mas... esqueçam essa trilogia (que, particularmente, acho entediante!)!!! O verdadeiro Cavaleiro das Trevas está na fiel adaptação do clássico em quadrinhos de mesmo nome (escrita e desenhada por Frank Miller em 1986)!

Para quem não sabe, O Cavaleiro das Trevas (a graphic novel*)é, simplesmente, a melhor estória do Batman já impressa até hoje!!!

Durante muitos anos (e põe muitos nisso... décadas e décadas...) Superman foi o herói mais importante e mais vendido da DC Comics... e Batman sempre foi o número 2... até 1986, quando tudo mudou. Neste ano, a editora contratou Frank Miller, que vinha fazendo muito sucesso na Marvel (concorrente direta da DC Comics) com o personagem Demolidor e com uma mini-série do Wolverine, para escrever e desenhar aquela que seria a estória definitiva do Batman: The Dark Knight Returns.

A estória foi publicada inaugurando um novo formato na editora, o formato "prestige". Essencialmente, mini-séries de luxo e Graphic Novels voltadas para um público mais adulto e mais "endinheirado". A saga foi publicada em quatro edições que não eram vendidas em bancas de revista, mas través do sistema de assinaturas conhecido como venda direta.



Pode-se dizer que Cavaleiro das Trevas e Watchmen (publicada no mesmo ano, também pela DC Comics) foram um divisor de águas na indústria dos quadrinhos, até então considerados infantis. Seu enredo é profundo e cheio de simbolismos, alçando a obra à categoria de "literatura de verdade".

A estória se passa em um possível futuro do Universo DC. Nele, Ronald Reagan aina é o presidente dos Estados Unidos, a União Soviética ainda existe e a Guerra Fria está mais quente do que nunca. Há dez anos, o governo estadunidense fez um acordo informal com os heróis para que esses cessassem suas atividades.

O aposentado Bruce Wayne (que aparenta ter mais de 50 anos) deixou o bigode crescer e é um piloto de corridas que gosta de viver perigosamente. Com o crescente aumento da criminalidade em Gotham City, surge uma gangue que quer tomar o controle da cidade: Os Mutantes. Chega um ponto em que Bruce não suporta mais ver o que sua cidade está se tornando, raspa o bigode e volta a envergar o manto de Batman

Nos primeiros dias, Bruce sofre com dores nas costas e a falta de treino. Com o tempo, adota um novo Robin, na verdade, uma nova Robin. (Depois de tantos anos, sofrendo críticas de que o Robin seria homossexual, Frank Miller encontrou uma solução para escapar à malhação dos críticos e manter o foco na estória: um Robin mulher).


Cavaleiro das Trevas foi tão impactante que Paul Verhoeven baseou muito do enredo de seu filme Robocop - O Policial do Futuro (EUA, 1987) na Graphic Novel. Há cenas que são descaradamente idênticas no filme e nos quadrinhos, só mudando o personagem!

Até hoje, já foram feitas várias adaptações de histórias em quadrinhos, tanto da DC quanto da Marvel, para desenhos animados de longa metragem, nenhuma com resultado satisfátório! Para que a adaptação de Cavaleiro das Trevas fosse a mais fiel possível dividiu-se a estória em duas metades e foram filmados dois desenhos de aproximadamente 1 hora e 15 minutos, cada. O resultado final é excelente! A caracterização dos personagens é perfeita. Destaque para um Coringa andrógino!

Se vc não tem o hábito de assistir a esse tipo de desenho animado, peço que vc dê uma chance a estes dois desenhos. E mais, recomendo assistí-los em sequência, como se formassem um único longa metragem de 2 horas e meia. Tenho certeza que vc vai me agradecer! É 10 vezes melhor que a trilogia "realista" do Nolan! É como DEVE ser um filme de super-heróis! É escapismo puro, sem, no entanto, ser infantil. Ouso dizer que é o melhor filme do Batman já feito!

Nos Estados Unidos foram lançados em DVD e Blu-Ray. No Brasil, somente em DVD! Espero que um dia seja feita uma montagem juntando as duas partes e que esse longa metragem seja lançado nos cinemas. Eu, com certeza, iria assistir!


















Nota: 10 com louvor!

* Graphic Novel significa, em tradução literal, Romance Gráfico e foi um termo cunhado pelo quadrinhista Will Eisner, criador do personagem Spirit.




2 comentários:

  1. Como sempre, uma ótima resenha, meu filho Alexandre, tem esses desenhos, agora vou assistir assim que puder. Quanto a trilogia do Nolan, assisti a todos os filmes, são muito bem feitos, mas, para mim ele reinventou demais a estória original do Batman, não gostei disto, embora, sejam bons filmes de se assistir, mas como um Batman alternativo de um universo paralelo. Hehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Caio! Nolan criou um bat-universo particular para ele brincar sozinho. Não achei totalmente ruim, mas dei graças porque já acabou (O único filme da trilogia do Nolan que realmente gostei foi Batman Begins). Espero que o próximo diretor a re-inventar a saga do Batman seja mais fiel aos gibis. Filme de super-herói não tem que ser realista, quem vai ao cinema assistir a este tipo de filme já vai preparado para ver coisas inverossímeis, não é mesmo?

    ResponderExcluir