segunda-feira, 16 de julho de 2012

Minhas Impressões Sobre o Filme Argentino "Diablo"

DIABLO, Argentina, 2011. De Nicanor Loreti. Com Juan Palomino, Sergio Boris, Luis Aranosky, Luis Ziembrowski, Vic Cicuta, Leandro De la Torre.



Tenho por hábito (mania, dirão alguns!) atribuir notas de 0 a 10 a todos os filmes que vejo. E esse costume já é compartilhado por amigos e parentes. Geralmente, quando comento um filme que assisti com alguém, a pessoa já me pergunta: "Que nota tu dás para esse filme?" Da mesma forma, quando alguém comenta comigo que assistiu determinado filme, também indago: "Que nota tu darias para este filme?" Há, porém, filmes que extrapolam esta escala. Nestes casos, costumo dizer que filme é nota dez com louvor! Ainda assim, há filmes (raríssimos) que vão além desta magnitude e digo que são filmes "nota dez com louvor e cinco tijoladinhas!"

Para que todo esse preâmbulo? Porque "Diablo" de Nicanor Loreti é um desses casos raros. O filme é perfeito em todos os sentidos: roteiro, direção, produção, atuação, trilha sonora! Foi o melhor filme argentino que já assisti. Põe os filmes com o ator Ricardo Darin - "O Segredo dos Seus Olhos" e "Um Conto Chinês" (que ficou um ano em cartaz em Porto Alegre)  no chinelo. Ganhou o prêmio de melhor filme argentino no Mar del Plata Film Festival e o prêmio de melhor direção da mostra competitiva Íbero-Americana no VIII Fantaspoa (o que para mim foi uma injustiça, pois "Toupeiras", que ganhou como melhor filme, não é tão bom assim) e, na minha opinião, foi o melhor filme de TODO o Festival.

A estória do filme é mais ou menos a seguinte, sem estragar nenhuma surpresa: Marcos Weinsberg, boxeador aposentado (que por ser judeu e de origem peruana, recebe a alcunha de 'O Inca do Sinai') recebe a visita de Huguito, um primo que está sempre metido em confusões. E as "encrencas" de Huguito vão atrás dele na casa do primo, que inadvertidamente acaba envolvido em um turbilhão de violência. A comédia esbanja humor negro e cenas de pancadaria. E, ainda, há homenagens a dois "clássicos" dos anos 80: "Aliens, o Regate" e "Stallone Cobra". É diversão garantida do início ao fim! Mas e quanto ao título do filme? O filme tem esse título apenas porque um personagem veste uma máscara (tipo 'luchador enmascarado') de diabo e sai a distribuir dinheiro aos pobres do subúrbio, como um Robin Hood.



Algumas pessoas até podem dizer: "Mas o filme tem muita violência!". Tudo bem, o filme TEM, sim, muita violência mas, veja bem, é uma comédia! Não é para ser levado a sério. É, respeitadas as devidas proporções, como um desenho animado de Tom & Jerry, por exemplo!

Gostaria muito (embora ache difícil) que este filme tivesse distribuição nacional no circuito comercial, ou, quem sabe, fosse lançado em DVD e Blu-ray, ou, ainda, fosse exibido em algum canal de TV paga, pois é um filme que merece ser visto no país inteiro. Sinceramente, tenho pena de quem não assistiu e/ou não tiver a oportunidade de assistir essa obra-prima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário